Oi pessoal o beleza afro é um blog que vem para falar tudo sobre nossa cultura negra, também vamos fazer divulgações de eventos que estiverem relacionados a cultura no estado de Pernambuco, daremos noticias atualizadas de tudo que estiver acontecendo no candomblé, teremos músicas para vocês escutarem, entre outros!!!

ALGUMAS HISTÓRIAS DAS ENTIDADES

ALGUMAS DAS HISTÓRIAS DAS ENTIDADES DA JUREMA


MESTRA PAULINA

Dizem que foi assim!

Paulina, apesar da maturidade que transmite em seus diálogos, talvés adquirido por sua larguíssima trajetória dentro da Jurema, morreu bastante jovem. Como em seus pontos cantados se reflete claramente, é natural de Maceió, mas especificamente do bairro do Vergel, zona antigamente caracterizada pela grande quantidade de árvores de frutos típicos. Orfã, desde sempre, foi criada por uma senhora dona de uma "casa de diversão" neste mesmo bairro, onde as suas meninas trabalhavam entre as fruteiras durante o dia (não exactamente recolhendo frutas, para que me entenda!) e "complementavam" seu orçamento no lupanar quando chegava a noite!!!
Esta senhora costumava dizer-lhe que ela havia sido deixada alí por uma cigana que esteve de passagem pela cidade, mas não havendo nenhum referencia de seu pai. Talvés pelo facto desta menção, Paulina desde muito cedo interessou-se pelo místico, pelo espiritual, aprendendo a colocar cartas e sendo depois, reconhecida como boa feiticeira, estando a sua história repleta de casuaísticas com o povo cigano, apesar de que não haja nada que o prove.
Por este motivo, as estátuas que representam a Paulina, mostram a uma mulher morena carrando na cabeça uma cesta de frutas e, em outros casos, além das frutas na cabeça, também se detalha outras tantas em seus pés e adornada sempre de braceletes extravagantes, tal como gostam as ciganas.

Cansada do trato abusivo recebido pela "senhora" (Zefa 6 Dedos, também mestra do catimbó e dona do prostibulo), Paulina foge (literalmente) para Recife, que neste então era o centro financeiro da região, achando que aí teria melhor vida, instalando-se, como não podia ser diferente no Cais do Apolo / Rua da Guía, centro de prostituição, neste então, em pleno apogeu dado enorme fluxo de entrada e saída de barcos, pela condição da cidade nesta época de capital industrial e econômica da região.
Paulina morreu ainda bastante jovem, víctimada por uma série de peixeiradas (facadas) que lhes foram dadas pela mulher de um dos muitos amantes que teve, enquando estava em um dos "locais de diversão" de mesmo Cais do Apolo.



A JUREMA EM RECIFE!


Segundo a mestra Maria Luziara nos conta nas mais intimas confidências ela teria vivido no estado de Pernambuco mais precisamente falando na capital Recife na rua da guia (RECIFE ANTIGO)berço da existência dos mestres e mestras da jurema.segundo sabemos,aqui tambem viveram várias mestras como mestra Paulina,Ritinha ,Júlia galega,Maria Amélia e outras mestras em Recife também viveram alguns mestres como Manoel quebra-pedra entre outros.A jurema de recife é muito rica,falando em mestres temos vários mestres nascidos e passados aqui no estado podemos citar vários como,mestre Benidito Fumaça segundo mestre Geraldo Guedes juremeiro a mais de cinquenta (esses mestres citados são do rio grande do norte)

Benidito Fumaça teria sido o primeiro homem a atravesar a maior ponte que temos aqui no estado, chamada ponte de igapó em uma locomotiva chamada"catita".Temos tambem o metres Zé da Virada mestre conhecido e muito famoso aqui no estado,mestre Antônio Olimpio,mestre José Francisco entre outros mestres.

90 comentários:

  1. Gostaria de Saber da História dos Mestres:
    José Francisco
    José de Santana
    José Pereira

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr José de Santana, mestre juremeiro muito autoritario mais um bom mestre que gosta de tudo bem certo como qualquer outro mestre posso dizer que o Sr. José de Santana é meu segundo padrinho na Jurema depois de Sr. Manoel Quebra Pedra e os dois são companheiros tanto um como outro gosta de desafios.

      Excluir
  2. Qe qi voc qer qerendo sabe a historia do meu epirito ... Jose Pereira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. José Pereira como deve ser chamado e não é seu espirito e sim vc cavalo dele como minha avó foi por muitos anos trabalhando com ele des de 1932 ele é considerado um mestre muito bom que gosta das coisas certas e que anda com um rabo de galo na cintura e um cachimbo na mão esquerda, hoje não desse com muita frequencia por seu estado espiritual está meuto elevado.

      Excluir
    2. nao e vc que escolhe um espirito o espirito que escolhe ele nao e propiedade sua seu estupido va procurar ciencia que vc nao sabe...

      Excluir
    3. Ze perreira como agente o chama aqui , e isso e mentira ele vem sim com frequencia em terra , mais claro pra nos dar conselhos e nos ajudar .

      Excluir
  3. oi gostaria de saber da vida da mestra ritinha

    ResponderExcluir
  4. OLA GOSTARIA DE SABER A HISTORIA DO MESTRE JOSE DO BECO
    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  5. Quero saber do mestre negro gerson.

    ResponderExcluir
  6. Queria saber da Mestra Ritinha também... Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Olá queria saber da mestra ritinha

    ResponderExcluir
  8. ola! Sr. Antonio, eu me chamo Henrique, venho por meio desta parabenizar a seus Srs. Mestres de jurema como sou filho tbm de Sr. Manoel Quebra Pedra e do Sr. José de Santana e como minha avó Tinha como seu mentor e mestre Sr. Zé Pereira. Por gentileza como sou um pouco novo na espiritualidade estou desde pequeno vendo minha avó trabalhar com Sr. Zé Pereira e hoje eu cultuo-o na tendo onde eu estou a 21 anos, mais não tenho uma linha (ponto) do Sr. Zé Pereira e ficaria muito agradecido se O sr. Me enviasse o seu ponto Cantado. Que a Paz da Jurema Sagrada te dê Força e Sabedoria! Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. mestre boa tarde pode me fala um pouco da historia do grande mestre durval

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um mestre muito raro , sabio, com encantos feitos no mar igual ao e yemanja, ele e mineiro, e um mestre que gosta muito das coisas certinhas sem atropelos , muito sicero nas suas consultas, estou falando isso pq'sou discipulo,dele trabalho com ele

      Excluir
  10. Eu queria muitto saber sobre a historia do mestre Manoel Quebra Pedra

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Gostaria de saber sobre Jose Felipe , tem uma cantiga dele ,Quem quiser que a sombra cubra,quem quiser que a sombra cubra fique num pau ramalhudo pois a sombra de Jose Felipe e a sombra que cobre tudo.

    ResponderExcluir
  12. Eu venho por meio dessa compartilhar o ponto de seu ze pereira que e meu mentor,[ ze pereira tu es um homem mal matou pai ,matou mae, e a parteira que o criou...] ele lindo ele e tudo pra min assim como minha tao.so minha mestra ritinha

    ResponderExcluir
  13. eu gostaria de apresentar para vocês o único e verdadeiro mestre jesus cristo!!!!!

    ResponderExcluir
  14. No pé da palmera paulina sentada mas ela é paulina Mulher da rede rasgada

    ResponderExcluir
  15. Peço aos amigos pra me esclarecerem sobre um sonho que tive há alguns dias. Sonhei com um mestre da Jurema, e quando eu no sonho lhe perguntei seu nome ele me falou que se Chamava Bartolomeu. Desde então busco saber sobre esse mestre e até aqui ninguém pode me confirmar, pois com quem falo sobre o assunto diz que nunca ouviu falar sobre ele. Peço que alguem poça me esclarecer esse dilema...

    ResponderExcluir
  16. oi boua noite eu gostaria de saber c vc pode falar de 2 mestra para mim que estou muito curioso uma eh a maria bigode uma mestra muito pouko divulgada e a outra e uma especie de egum nao sei te esplicar direito que responde pelo nome de maria vingança c vc souber alguma coisas sobre essas duas fale um pouko por favor obrigado .

    ahhh se alguem souber algo delas qualquer coisas ajuda obrigado

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de a verdadeira história de José de Santana

    ResponderExcluir
  18. Olá Bom dia gostaria muito que o me fala se a história de Zé de Santana pois fiquei sabendo que tenho ele, mais não sei nada dele por favor me ajude

    ResponderExcluir
  19. Olá Bom dia gostaria muito que o me fala se a história de Zé de Santana pois fiquei sabendo que tenho ele, mais não sei nada dele por favor me ajude

    ResponderExcluir
  20. Olá Bom dia gostaria muito que o me fala se a história de Zé de Santana pois fiquei sabendo que tenho ele, mais não sei nada dele por favor me ajude

    ResponderExcluir
  21. Oi,
    Gostaria de saber um pouco da história da mestra joana pé de chita
    E em que finalidade ela trabalha em sua corrente
    E porque ela é dona Maria padilha não se dão uma com a outra. ?
    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Boa dia!
    Gostaria de saber sobre Antônio olimpo se possivel.
    Grato,
    Carlos alberto

    ResponderExcluir
  24. Boa dia!
    Gostaria de saber sobre Antônio olimpo se possivel.
    Grato,
    Carlos alberto

    ResponderExcluir
  25. Boa dia!
    Gostaria de saber sobre Antônio olimpo se possivel.
    Grato,
    Carlos alberto

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de saber sobre Mestra Maria Teresa alguém sabi me dizer a historia dela por favor cantigas..

    ResponderExcluir
  27. OI ME CHAMO SHEILA AMO A MESTRA LUZIARIA MAS AINDA NAO CONSEGUI ENTENDER DO QUE LUZIARIA MORREU E COMO

    ResponderExcluir
  28. Oi me chamo Adriano, e gostaria de saber a história da mestra Juvina. Obrigado!

    ResponderExcluir
  29. Ola gostaria muito de saber a historia da Mestra Eleonora...

    ResponderExcluir
  30. Olá gostaria de saber a historia do Mestre Jose Da Ciência

    ResponderExcluir
  31. olá boa noite meu nome é josé marcelo e gostaria de saber se alguem aqui já ouviu falar de mestre Godinho , agradeço.

    ResponderExcluir
  32. oi alguem pode por favor me dizer onde viveu o mestre jose pereira ou jose arruda pereira
    É tema do meu TCC NA FACULDADE

    ResponderExcluir
  33. Por favor alguem me ajude com a historia dos meus mestres Mestre Angelo e Mestra Nani...

    ResponderExcluir
  34. Por favor alguém pode me ajudar com a história de seu Zé de umbanda?

    ResponderExcluir
  35. Olá gostaria de saber algo sobre o mestre Dalilo , não consigo encontrar nada falando sobre ele

    ResponderExcluir
  36. Gostaria de ter informações sobre o mestre Manoel de Almeida e o caboclo Ubirajara pois me.disseram que eu tenho em minha regência.
    Já procurei sobre eles nas redes sociais e não encontro.
    DSD já meu muito obrigado

    ResponderExcluir
  37. Olá! Gostaria de saber a história do mestre Gato Preto. Agradeço!

    ResponderExcluir
  38. Olá pessoal eu gostaria de saber a real historia da mestra nani
    Agradeço!!!

    ResponderExcluir
  39. Olá pessoal eu gostaria de saber a real historia da mestra nani
    Agradeço!!!

    ResponderExcluir
  40. Olá gostaria de saber da mestra ANita

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. EU GOSTO MUITO DA ESPIRITUALIDADE!O MEU RESPEITO AOS SENHORES MESTRES E MESTRAS

    ResponderExcluir
  43. Boa noite.. Por gentileza poderiam me ajudar, pois gostaria de saber a historia da Mestra Maria Desandou,ela é de Recife, precisamente do Bairro Casa amrela, ficaria muito agradecida.

    ResponderExcluir
  44. Estou iniciando na Jurema Sagrada agora e meu Mestre é Antônio Oimpio,gostaria de saber sobre sua história .
    Obrigada .

    ResponderExcluir
  45. Ola, sou novinho na fe e tenho desfrutado das primeiras experiencias de incorporaçao... Em fim pesquisei mas não encontrei e desejaria muito saber sobre o mestre MANOEL MAIOR
    Se alguém tiver algo pra compartilhar sobre esse mestre fico muito grato!

    ResponderExcluir
  46. Queria saber a história do mestre Zé pretinho. É seu Zé viera sou filho. Desses dos mestres é bom pra min eu sou iniciante na religião. Da umbanda estou amando essa religião tão bonita que é como faço pra incorporar meus guias. Meus orixás. Demora muito ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem ze pretinho??? Meu zap é 81 988591469.djalma.

      Excluir
  47. Boa noite, gostaria de saber onde posso me iniciar na jurema aqui em Recife, quero saber o endereço de algum centro serio.
    desde já agradeço.
    Macson

    ResponderExcluir
  48. Oii me chamo Willams e gostaria de saber um pouco sobre a mestra Maria das campinas

    ResponderExcluir
  49. Gostaria de saber a história da mestra nani❤️

    ResponderExcluir
  50. Gostaria de saber da história do mestre pioao deitado

    ResponderExcluir
  51. Quero saber as historias de Mestra Maria Desandou e Ze mulanbo

    ResponderExcluir
  52. Alguém sabe mindizer augumA coisa sobre Tertuliano de afogados

    ResponderExcluir
  53. Gostaria de saber da história de pacira

    ResponderExcluir
  54. olá! Estou pesquisando sobre Ritinha, mas não sei diferencia-la de paulina e outros espíritos? Alguém pode me ajudar? michellacerda@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  55. Olá gostaria muito de saber um pouco da história de Seu Zé de Santana. Obrigado

    ResponderExcluir
  56. Gostaria de saber a história da mestra Luziara

    ResponderExcluir
  57. Olá gostaria de saber sobre a mestra Maria Luzitânia.. sim Luzitânia e n luziara pois descobri que tenho ela em minhas correntes porém n a conheço... Uns dizem que e da corrente de luziara e outros dizem que luziara pode vim nessa forma de Luzitânia... Agradeço de já ao senhor e que souber obgd...

    ResponderExcluir
  58. Boa noite gostaria muito de saber mas sobre a história de maria Amélia, gosto muito dela e queria saber mais sobre sua história sua vida e etc... desde já agradeço

    ResponderExcluir
  59. Gostaria de entrar em contato com o povo de luziara (81)988591469 tambem é zap.

    ResponderExcluir
  60. Gostaria de entrar em contato com o povo da mestra maria luziara (81)988591469tambem é zap.

    ResponderExcluir
  61. Gostaria de saber a historia do mestre bisouro. E de seu Ze vieira. Obrigado

    ResponderExcluir
  62. Axe mestre eu gostaria de saber mais sobre a história do mestre monoel quebra pedra.q me pediu pra mim chama-de padrinho

    ResponderExcluir
  63. Olá! Bom dia!
    Gostaria de obter maiores informações sobre a vida da mestra Maria Amélia. Alguém pode me ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  64. Queria saber sobre mestra juvina e mestre durval

    ResponderExcluir
  65. Boa noite gostaria de conhecer a história da mestra Amélia

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. Boa tarde !
    Gostaria de saber a história da mestra Lusitânia

    ResponderExcluir
  68. Gostaria de saber da história do malandro Zé do beco?

    ResponderExcluir
  69. Gostaria de saber sobre a mestra Amelia

    ResponderExcluir
  70. ola gostaria de saber a respeito da mestra juvina??

    ResponderExcluir
  71. Oi boa tarde poderia me dizer sobre a mestra Anita

    ResponderExcluir
  72. Gostaria de saber a historia da mestra Maria do Basule

    ResponderExcluir
  73. Gostaria de saber sobre minha mestra Lusitania e sobre meu mestre Zé moleque, prfvr. É muito difícil de eu encontrar algo deles

    ResponderExcluir
  74. Gostaria de saber a história sobre a mestra Maria do baçule

    ResponderExcluir
  75. Gostaria de saber sobre mestre adriano

    ResponderExcluir