Oi pessoal o beleza afro é um blog que vem para falar tudo sobre nossa cultura negra, também vamos fazer divulgações de eventos que estiverem relacionados a cultura no estado de Pernambuco, daremos noticias atualizadas de tudo que estiver acontecendo no candomblé, teremos músicas para vocês escutarem, entre outros!!!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Depoimento

Por: Babá Kytalamy

Saudações!!

Peço a benção aos meus mais velhos e também aos meus mais novos...sou membro dessa rede a muito tempo...recebo vários artigos que acho interessante a discussão mas..sempre observo.

Venho neste momento em que mais..um ano está se acabando...e..um...novo está vindo..novo esse que vem com grandes desafios para nós que somo do axé, para nós que somos lideranças espirituais, para nós que durante anos e anos, lutamos por 3 palavras e..é..com essas 3 que início a reflexão.

1- TOLERÂNCIA : Disposição de admitir, nos outros, modos de pensar, de agir e de sentir diferentes dos nossos: na vida social, a virtude mais útil é a tolerância. Favor feito a alguém em determinada circunstância: isto não é um direito, é uma tolerância.

Com esse ponto, quero deixar: O que adianta lutarmos por tolerância se internamente somos intolerantes..ao ponto de não nos respeitarmos..enquanto fazemos isso internamente...de Pai..falar mal de Mãe..de Mãe falar mal de Pai...de Ogã..não respeitar..de ekedji..não respeitar ninguém..de mais..velhos não respeitarem os mais novos..( esquecendo que todas já fomos novas) isso incluo todas as nações..PENSEM!!

2 - RESPEITO: Sentimento que leva a tratar alguém ou alguma coisa com grande atenção, profunda diferencia, consideração,reverência, respeito filial. Obediência, acatamento, submissão: respeito as leis.

Esse Ponto deixo a reflexão:

Quando entramos na vida do axé...aprendemos tudo isso..através dos ensinamentos dos nossos orixás, voduns, inkisses e caboclos. PENSEM!!

3- HUMILDADE: Ausência completa do orgulho. Rebaixamento voluntário por um sentimento de fraqueza ou respeito: praticar a humildade.

Esse último ponto falo:

Depois que aprendemos a respeitar..os nossos Orixás, Voduns, Inkisses e Caboclos nos ensinam a sermos HUMILDES, pois o que adianta se ter anos e anos de iniciação se não se tem a HUMILDADE.]

Hoje sofremos com ataques tanto da Igreja "Católica" como a "Protestante" e não fazemos nada..sabem por que meus/minhas irmão / irmãs. Por que não somos UNIDOS.

PENSEM!!

Escrevo este não como uma forma de desabafo..

Mas..pedindo ao Orixá que vai reinar o ano de 2011..que ponha isso na nossa cabeça ( e eu..estou incluído)

Que o ano de 2011..seja de muito AXÉ!!

Um comentário:

  1. OIeee... seu Blog ta muito legal.. Cultura total, vai me ajudar muito nos planos de aulas... bjs adoreiii

    ResponderExcluir