Oi pessoal o beleza afro é um blog que vem para falar tudo sobre nossa cultura negra, também vamos fazer divulgações de eventos que estiverem relacionados a cultura no estado de Pernambuco, daremos noticias atualizadas de tudo que estiver acontecendo no candomblé, teremos músicas para vocês escutarem, entre outros!!!

ALGUMAS HISTÓRIAS DAS ENTIDADES

ALGUMAS DAS HISTÓRIAS DAS ENTIDADES DA JUREMA


MESTRA PAULINA

Dizem que foi assim!

Paulina, apesar da maturidade que transmite em seus diálogos, talvés adquirido por sua larguíssima trajetória dentro da Jurema, morreu bastante jovem. Como em seus pontos cantados se reflete claramente, é natural de Maceió, mas especificamente do bairro do Vergel, zona antigamente caracterizada pela grande quantidade de árvores de frutos típicos. Orfã, desde sempre, foi criada por uma senhora dona de uma "casa de diversão" neste mesmo bairro, onde as suas meninas trabalhavam entre as fruteiras durante o dia (não exactamente recolhendo frutas, para que me entenda!) e "complementavam" seu orçamento no lupanar quando chegava a noite!!!
Esta senhora costumava dizer-lhe que ela havia sido deixada alí por uma cigana que esteve de passagem pela cidade, mas não havendo nenhum referencia de seu pai. Talvés pelo facto desta menção, Paulina desde muito cedo interessou-se pelo místico, pelo espiritual, aprendendo a colocar cartas e sendo depois, reconhecida como boa feiticeira, estando a sua história repleta de casuaísticas com o povo cigano, apesar de que não haja nada que o prove.
Por este motivo, as estátuas que representam a Paulina, mostram a uma mulher morena carrando na cabeça uma cesta de frutas e, em outros casos, além das frutas na cabeça, também se detalha outras tantas em seus pés e adornada sempre de braceletes extravagantes, tal como gostam as ciganas.

Cansada do trato abusivo recebido pela "senhora" (Zefa 6 Dedos, também mestra do catimbó e dona do prostibulo), Paulina foge (literalmente) para Recife, que neste então era o centro financeiro da região, achando que aí teria melhor vida, instalando-se, como não podia ser diferente no Cais do Apolo / Rua da Guía, centro de prostituição, neste então, em pleno apogeu dado enorme fluxo de entrada e saída de barcos, pela condição da cidade nesta época de capital industrial e econômica da região.
Paulina morreu ainda bastante jovem, víctimada por uma série de peixeiradas (facadas) que lhes foram dadas pela mulher de um dos muitos amantes que teve, enquando estava em um dos "locais de diversão" de mesmo Cais do Apolo.



A JUREMA EM RECIFE!


Segundo a mestra Maria Luziara nos conta nas mais intimas confidências ela teria vivido no estado de Pernambuco mais precisamente falando na capital Recife na rua da guia (RECIFE ANTIGO)berço da existência dos mestres e mestras da jurema.segundo sabemos,aqui tambem viveram várias mestras como mestra Paulina,Ritinha ,Júlia galega,Maria Amélia e outras mestras em Recife também viveram alguns mestres como Manoel quebra-pedra entre outros.A jurema de recife é muito rica,falando em mestres temos vários mestres nascidos e passados aqui no estado podemos citar vários como,mestre Benidito Fumaça segundo mestre Geraldo Guedes juremeiro a mais de cinquenta (esses mestres citados são do rio grande do norte)

Benidito Fumaça teria sido o primeiro homem a atravesar a maior ponte que temos aqui no estado, chamada ponte de igapó em uma locomotiva chamada"catita".Temos tambem o metres Zé da Virada mestre conhecido e muito famoso aqui no estado,mestre Antônio Olimpio,mestre José Francisco entre outros mestres.

16 comentários:

  1. Gostaria de Saber da História dos Mestres:
    José Francisco
    José de Santana
    José Pereira

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr José de Santana, mestre juremeiro muito autoritario mais um bom mestre que gosta de tudo bem certo como qualquer outro mestre posso dizer que o Sr. José de Santana é meu segundo padrinho na Jurema depois de Sr. Manoel Quebra Pedra e os dois são companheiros tanto um como outro gosta de desafios.

      Excluir
  2. Qe qi voc qer qerendo sabe a historia do meu epirito ... Jose Pereira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. José Pereira como deve ser chamado e não é seu espirito e sim vc cavalo dele como minha avó foi por muitos anos trabalhando com ele des de 1932 ele é considerado um mestre muito bom que gosta das coisas certas e que anda com um rabo de galo na cintura e um cachimbo na mão esquerda, hoje não desse com muita frequencia por seu estado espiritual está meuto elevado.

      Excluir
  3. oi gostaria de saber da vida da mestra ritinha

    ResponderExcluir
  4. OLA GOSTARIA DE SABER A HISTORIA DO MESTRE JOSE DO BECO
    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  5. Quero saber do mestre negro gerson.

    ResponderExcluir
  6. Queria saber da Mestra Ritinha também... Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Olá queria saber da mestra ritinha

    ResponderExcluir
  8. queria saber da historia da mestra ritinha

    ResponderExcluir
  9. ola! Sr. Antonio, eu me chamo Henrique, venho por meio desta parabenizar a seus Srs. Mestres de jurema como sou filho tbm de Sr. Manoel Quebra Pedra e do Sr. José de Santana e como minha avó Tinha como seu mentor e mestre Sr. Zé Pereira. Por gentileza como sou um pouco novo na espiritualidade estou desde pequeno vendo minha avó trabalhar com Sr. Zé Pereira e hoje eu cultuo-o na tendo onde eu estou a 21 anos, mais não tenho uma linha (ponto) do Sr. Zé Pereira e ficaria muito agradecido se O sr. Me enviasse o seu ponto Cantado. Que a Paz da Jurema Sagrada te dê Força e Sabedoria! Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. mestre boa tarde pode me fala um pouco da historia do grande mestre durval

    ResponderExcluir
  11. Eu queria muitto saber sobre a historia do mestre Manoel Quebra Pedra

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Gostaria de saber sobre Jose Felipe , tem uma cantiga dele ,Quem quiser que a sombra cubra,quem quiser que a sombra cubra fique num pau ramalhudo pois a sombra de Jose Felipe e a sombra que cobre tudo.

    ResponderExcluir
  13. Eu venho por meio dessa compartilhar o ponto de seu ze pereira que e meu mentor,[ ze pereira tu es um homem mal matou pai ,matou mae, e a parteira que o criou...] ele lindo ele e tudo pra min assim como minha tao.so minha mestra ritinha

    ResponderExcluir
  14. eu gostaria de apresentar para vocês o único e verdadeiro mestre jesus cristo!!!!!

    ResponderExcluir